quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Nossos Heróis, quem São...









  












Antes de qualquer julgamento precipitado, faço aqui uma declaração veemente: Não sou antipatriota, antes um brasileiro que já foi apaixonado pela pátria. Agora, diante de minhas mazelas, e das mazelas de meu país, estou conformado, chafurdado pela ótica dos compatriotas de que é normal a corrupção, propina para se conseguir; cargos, posição e grandes empreendimentos em nossa nação.
        Uma palavra que sempre me fascinou, você sabe o que é, eu também sei, mas sempre tive problemas com a língua pátria, portanto fiz uma a pergunta aos dicionários, e esta definição me deixou pouco a vontade, sei  lá! Nação, aparece no Aurélio como terceira definição; “Casta, raça”, raça meu?, casta?. Será que ainda continuo pensando meu país como nação...         


       Digressões a parte o propósito desse ensaio é heroísmo, e deles nossa    n a ç ã o está cheia, exemplos? Tiradentes sim, Don  Pedro II também, José Bonifácio é outro, Padre José de Anchieta dizem até que ele levitava, O Visconde de Mauá (Irineu Evangelista de Souza) primeiro empreendedor brasileiro. Luis Carlos Prestes, Che Guevara, Pelé o rei, Airton Sena o imortal, Guga o bom garoto do tênis, Getulio Vargas! Dúvidas?, Gregório Fortunato o anjo negro, Jango, Brisola,  J K, o fundador de Brasília, então o ilustre arquiteto Oscar Niemeyer, os ilustres governos militar, sim, sim os da época de chumbo. Portanto temos ainda Tancredo Neves, Collor de Melo, P C Farias, Itamar Franco, Fernando Henrique, Luis Inácio Lula da Silva, Roberto Gefferson, Marcos Valério e os ilustres senhores que estão fazendo uma pós na carceragem.
       

       Agora leitores, temos os nossos contemporaneozinhos, essa palavra acho que não existe, bem... Dilma, Eduardo Campos é!, Aécio Neves também, aí vai por Paulo Roberto Costa, Nestor Cerveró e toda a “casta,raça” senhores da Petrobrás e grandes empresas Camargo blá-blá-blá, que alavancam nossa...Brasil.
       
       Agora leitores, temos os nossos contemporaneozinhos, essa palavra acho que não existe, bem... Dilma, Eduardo Campos é!, Aécio Neves também, aí vai por Paulo Roberto Costa, Nestor Cerveró e toda a “casta,raça” senhores da Petrobrás e grandes empresas Camargo blá-blá-blá, que alavancam nossa...Brasil.
http://noticias.terra.com.br/brasil/politica/ex-diretor-da-petrobras-        corrupcao-ocorre-em-todo-o-brasil,e6f7dde783c0a410VgnVCM4000009bcceb0aRCRD.html
        


       Sim meus caros todos são heróis, pois de acordo com minhas perguntas aos dicionários, bem damos crédito para o dicionário Aurélio.

                               Significado de Herói:
1 Pessoa de grande coragem ou autora de grandes feitos.
2 Personagem nascida de um ser divino e de outro mortal.
3 Personagem principal.
4 Pessoa ou personagem de ficção que tem atributos físicos ou morais muito positivos.
5 Pessoa que provoca admiração.
6 Pessoa que é o centro das atenções.
7 Pessoa que se destaca pelo seu proceder escandaloso ou incorreto.
8 Pessoa que é o centro das atenções.
 

       Bem, á julgar pelas definições 7 e 8, sim sei, são as últimas e essas definições não vêm á nossa mente quando deparamos com o termo ”herói”, mas são definições, e pessoas que destacam-se por precederem escândalos e serem notícia também são heróis, não cabe aqui julgar se este ou aquele é correto ou incorreto, nem mesmo os que foram condenados e ou presidiários. Seria leviano julgar, a história nos mostra que alguns condenados do passado são hoje benfeitores das causas em que se envolveram e defendiam.

       Luis Carlos Prestes o “Cavaleiro da Esperança”, sua bandeira era a igualdade e cidadania e na sua época foi condenado e armaram-se falcatruas e emboscadas para o seu fracasso. Com Ernesto Che Guevara de la Serna, sua luta foi contra a injustiça social.  http://pt.wikipedia.org/wiki/Contracultura, e a presidenta Dilma na longa jornada de luta tortura e sofrimento, membro do Comando de Libertação Nacional (COLINA) e posteriormente da Vanguarda Armada Revolucionária Palmares (VAR-Palmares) – ambas organizações que defendiam a luta armada contra o regime militar. Passou quase três anos presa (1970–1972): primeiro pelos militares da Operação Bandeirante (OBAN), onde passou por sessões de tortura, e posteriormente pelo Departamento de Ordem Política e Social (DOPS).       
       Dilma, a presidenta, recebeu o relatório final da Comissão da Verdade
http://g1.globo.com/politica/noticia/2014/12/comissao-da-verdade-responsabiliza-377-por-crimes-durante-ditadura.html - teve comoção choro e confraternização, pois os então guerrilheiros sofrerão com torturas e assassinatos de seus companheiros, ninguém jamais pode imaginar, nem quem viveu naquela época e que não foram inquiridos e nem seus parentes.
       Como já declarei não me cabe julgar se são mocinhos ou bandidos, os ideais de Dilma e seus companheiros de luta, foram a liberdade e igualdade, nunca naqueles momentos alguém militante poderia pensar em assumir o poder e comandar o revanchismo, assalto aos cofres públicos e muito mais.

A realidade ás margens da sociedade é muito diferente, lá sonhamos em sermos gente de bem, cumpridor da lei e ganhar o suficiente para a família. Porém dentro das margens o cidadão que tem cidadania nunca vai conseguir manter-se dentro da moralidade e de bons costumes sem antes ser hipócrita. Não conheço nenhum humano imaculado, que não tivesse culpa pelo sofrimento de alguém em deferimento de seus interesses. O ato de aceitarmos uma vaga de trabalho, estamos deixando de lado candidatos em detrimento aos que também a pleiteavam. Ou quando conseguimos uma vaga no estacionamento, hoje não só os estacionamentos estão lotados, nas ruas também está difícil, colocamos os filhos na escola e outros têm dificuldade de estudar. Os sonhadores sonham em uma época em estarão fora os algozes da economia, os poderosos sonham em nunca cair do poder, porque uma vez fora não saberão mais como sobreviver, nunca fizeram outra coisa que não seja manejar os cordéis dos mansos contemporâneos. Mas existem também sonhadores que desejam desbancar os que já foram sonhadores, pois esses poderosos não satisfazem mais os cinquenta por cento dos mansos contemporâneos.

Eu, particularmente; tem dias que acordo apoiando o governo, tem dias que sou oposição. Sou integrante do grande exercito de sonhadores, deixei de sonhar por uma pátria perfeita, me dediquei em ser uma pessoa próxima da perfeição. Meu grande sonho é saber quem eu sou e um dia ter plena consciência de meus atos. Eu quero saber de mim, e escreverei sobre isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário